97 Views |  Like

Chef do Wood Hotel, Thomas Cortinaz Silveira, é Melhor Chef da Região das Hortênsias.

O chef Thomas Cortinaz Silveira, do Wood Hotel é o grande vencedor do concurso Melhor Chef da Região das Hortênsias. A prova aconteceu na manhã deste sábado, na Cozinha Experimental do 11º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Sob os olhos atentos dos três jurados, o chef senegalês e professor no curso de Gastronomia do Senac-Porto Alegre, Mamadou Sène, e os chefs chilenos César Torres e Marcelo Mora, ambos professores no Inacap (Universidade Tecnológica do Chile – Instituto Profissional e Centro de Formação Técnica), os finalistas tiveram uma hora para preparar suas receitas.

Foto: Prefeito de Gramado João Alfredo Bertolucci, o vencedor Thomas Cortinaz Silveira, o diretor adm e financeiro da Gramadotur, Leo Possani, e o chef Mamadou Sène.

Thomas Cortinaz Silveira, do Wood Hotel, que conquistou o primeiro lugar, apostou em um prato com diferentes camadas. Broa de milho frita recheada com salmão; salsa crioula com milho, pimenta jalapeño e dedo de moça amarela e vermelha, salsinha, cebolinha, azeite e vinho; além de creme de iogurte kefir, legumes grelhados e broto de alho poró desidratado, para conferir crocância. Foi essa a receita que fez com que Thomas levasse para casa a Concha de Cristal, troféu oferecido ao vencedor pela Cristais de Gramado, armários Madesa, um kit da Oxford e presentes do Senac Gramado.  Thomas conta que fez alguns testes durante as últimas duas semanas para ajustar o ponto da receita. “Costumo preparar a massa da broa e resfriar antes de fritar e, também, para servir. Em função do tempo limitado para a prova, precisei me adaptar para fritar e servir quente.  Muita coisa poderia dar errado, esse foi o meu maior desafio, mas fiquei muito feliz com o resultado final. Acho que a miscelânea de sabores agradou”, avalia Thomas.

O chef Mamadou Sène destacou o alto nível da competição. “Foi uma prova equilibrada, difícil de destacar um vencedor. Além disso, a experiência mostra que é possível fazer uma boa comida, de alta gastronomia, com produtos simples. Todos estão de parabéns pela desenvoltura e execução dos pratos”, comenta.

WhatsApp-Image-2019-09-14-at-17.58.24--1-Thomas Cortinaz Silveira, chef no Wood Hotel, é o Melhor Chefe da Região das Hortênsias.

Cassiano Melo, chef do restaurante Nonno Mio, ficou em segundo lugar e ganhou um kit Oxford  e presentes do Senac Gramado. O chef apresentou um nhoque de milho doce com tucupi, camarões, morcilhas de porco e pimenta. Já Joceli da Silva, do Boreal Rasen Gastro Pub, terceiro colocado, preparou polenta brustolada, milho crocante e espuma de milho com redução de aceto balsâmico, cardamomo e açúcar mascavo, acompanhado por vinagrete de legumes e molho pesto. Joceli também levou para a casa presentes do Senac Gramado.

WhatsApp-Image-2019-09-14-at-17.58.23Joceli da Silva, do Boreal Rasen Gastro Pub, terceiro colocado (e) e Cassiano Melo (d), do Nonno Mio, segundo colocado, com o vencedor Thomas Cortinaz Silveira.

O concurso Melhor Chef da Região das Hortênsias é uma promoção conjunta da Abrasel RS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), do Senac Gramado e da Gramadotur. 

Festim deste sábado acontece no Restaurante Nonno Mio

No encerramento da agenda de jantares harmonizados, o restaurante Nonno Mio recebe neste sábado, 14, o chef chileno Nicolás Navarro para o último Festim da 11ª edição do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado. Navarro é chef no La Caleta, restaurante familiar localizado em frente a enseada dos pescadores de Maitencillo,balneário da região de Valparaíso, com cardápio especializado em frutos do mar, peixes, carnes e aves.

Navarro destaca as diferenças entre a gastronomia chilena e brasileira. “Somos um país com muitos quilômetros de costa e o que mais usamos são produtos do mar, que é o que vocês comem”. Há uma grande diferença entre produtos da costa e da serra, mas tudo aqui também é delicioso”, comenta o chef. Sobre o Festim desta noite destaca que servirá linguado, salmão chileno, mas também uma parilla “para sanar a vontade que vocês têm de comer carne”, brinca.

Fotos: Cleiton Thiele